segunda-feira, 10 de novembro de 2008

Família é acusada de ter agredido dois professores

Fonte: Folha de São Paulo - 08/11/2008

Mãe e filhos invadiram escola em Barretos, após filho de 14 anos dizer que foi agredido por docente


Uma professora levou cinco pontos na cabeça, outro docente teve hematomas pelo corpo; menino foi expulso e será transferido

GEORGE ARAVANIS
DA FOLHA RIBEIRÃO, EM BARRETOS
Uma mulher e seus dois filhos são acusados de agredir três professores e um funcionário de uma escola estadual em Barretos com pedaços de pau e barras de ferro, dentro da unidade de ensino. O caso aconteceu na tarde de quarta-feira, na escola Valois Scortecci, no bairro Marília e foi registrado na polícia.
Acompanhada por uma filha de 18 anos, a faxineira S.C, 45, invadiu a escola, onde estuda um de seus filhos, para confrontar o professor de música, Adriano Cândido Pereira, 36, que foi acusado pelo menino de tê-lo agredido na sala de aula.
Segundo a direção da escola, o garoto de 14 anos, aluno da 8ª série, foi advertido por ter ameaçado jogar uma cadeira no professor dentro da sala. Só neste ano, o aluno responde a 16 processos disciplinares na escola por brigas na classe e por xingar professores.
"Ele é muito problemático", afirmou a supervisora da Diretoria Regional de Ensino de Barretos, Cleide Perini.
Anteontem, foi decidido que o garoto será expulso e transferido para outra unidade.
A delegada assistente da Seccional de Barretos, Silvana Matias, determinou que sejam ouvidos todos os envolvidos nos próximos dias para definir se irá instaurar inquérito.
Dois professores tiveram que ser atendidos no pronto-socorro. Heloísa Amado Alves, 53, que cuidava da biblioteca, foi agredida com um furador de papel de três quilos e precisou de cinco pontos na cabeça. Ela vai ficar de licença médica por pelo menos 30 dias. Depois, vai definir se volta à escola.
Pereira ficou com hematomas no corpo e machucou o dedo indicador da mão esquerda. O outro professor e o funcionário levaram empurrões e socos.
A confusão teve início durante a aula de música. Segundo Pereira, o garoto fingiu que iria jogar a cadeira contra ele. "Eu desviei e o repreendi. Ele veio pra cima de mim, eu segurei sua mão para me defender e, quando ele tentou se desvencilhar, machucou a mão."
O professor disse que não teve qualquer desentendimento na aula com o aluno antes disso. Após a briga com o professor, o garoto foi mandado para a diretoria. "Ele chegou chorando, berrando pela mãe", afirmou a diretora, Leda Pedro Farra, 57.
Minutos depois, conta ela, o garoto saiu correndo. Voltou com a mãe e a irmã. Logo depois chegou outro irmão de 27 anos que é mototaxista na cidade. "Elas chegaram armadas, para brigar, com pedaço de pau na mão. Na hora pensei: "isso não vai prestar", afirmou o professor agredido.
A família do aluno entrou pelo portão da área administrativa que permanece apenas encostado o dia todo. "Ela já chegou gritando "cadê ele, cadê ele [o professor]", disse Leda.
As agressões começaram, segundo a diretora, na porta de sua sala. Os profissionais da escola dizem que a mãe agrediu o professor com um pedaço de pau com prego na ponta e depois retirou um pedaço de ferro da bolsa e usou também.
O irmão mais velho é acusado de desferir um soco no professor. Heloísa disse que foi atingida quando tentou defender Pereira. "Entrei no meio porque a conversa não estava adiantando e ela [mãe do garoto] me bateu com um furador de papel", disse. Segundo eles, as agressões só pararam com a chegada da Polícia Militar.
Procurada pela Folha, a mãe não quis dar entrevista. Ela alegou que tinha medo de "sair alguma coisa distorcida". A faxineira disse apenas que "ninguém fala que o menino [o filho dela] quase quebrou a mão.
Em entrevista à EPTV, o menino disse que bateu com a cadeira sem querer no professor, que não aceitou suas desculpas e lhe apertou a mão.
A Secretaria de Estado da Educação divulgou nota lamentando o que considerou um crime contra os professores. "A pasta entrou em contato com as vítimas da violência e se colocou à disposição, caso haja necessidade de de auxílio."

Nenhum comentário:

Postar um comentário