segunda-feira, 15 de dezembro de 2008

Danos ambientais atingem 90% dos municípios e afetam a economia, diz IBGE

Fonte: Folha on-line

Dados divulgados pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) nesta sexta-feira (12) mostram que 90% dos municípios brasileiros sofrem algum tipo de problema ligado ao ambiente.
Estes problemas já afetam a qualidade de vida dos cidadãos em 14% desses municípios e também a saúde financeira de 35% deles, segundo a Pesquisa de Informações Básicas de Municípios de 2008.
Os problemas ambientais mais freqüentes nos municípios são as queimadas, presentes em 3.018 deles (54,2%), seguidas do desmatamento (em 2.976 municípios) e do assoreamento de corpo de água (em 2.950), provocado pelas duas primeiras. A poluição do ar foi relatada em 22,2% das administrações municipais.
O Norte, onde está a floresta amazônica, é a região que concentra a maior incidência de desmatamento, segundo a pesquisa, que usa dados referentes ao primeiro semestre de 2008. Na região, 71% dos municípios sofrem este tipo de problema, acima da média brasileira. No Nordeste, este índice foi de 64,8%.
Os municípios do Sudeste (43,6% deles) e do Sul (43,2%) lideram as ocorrências de poluição de recursos hídricos - causados, por exemplo, por despejo de produtos químicos de indústrias petrolíferas--, também acima da média nacional, que é de 41,77%. Já a escassez de água está presente em 53,5% dos municípios do Sul e em 52,3% dos do Nordeste.
O desmatamento de áreas protegidas por lei, segundo registrou o IBGE, é mais recorrente no Centro-Oeste (está em 28,5% dos municípios da região) e do Norte (28,3%). Em todo o Brasil, há 1.200 municípios com áreas de proteção desmatadas --cerca de um quinto do total.
Mas o problema ambiental que mais cresceu foi o da contaminação do solo, provocada, sobretudo, por herbicidas e poluentes utilizados na agricultura, na mineração e em atividades industriais, segundo o IBGE. De 33% dos municípios em 2002, este problema passou a afetar 53% das cidades brasileiras em 2008, de acordo com o IBGE.
A única queda em ocorrências ambientais registrada pela pesquisa foi a de alterações com algum tipo de dano para a paisagem, que acometia 31,1% dos municípios em 2002 e 17,8% em 2008.
A pesquisa revela ainda que, quanto maior o município brasileiro, mais problemas ambientais ele tem. Das cidades com mais de 500 mil habitantes, 40,5% relataram ter algum tipo de ocorrência ligada ao meio ambiente, enquanto que apenas 17,5% dos municípios com até cinco mil habitantes ter feito este relato.
A diferença, para o IBGE, pode ser explicada em parte pelo fato de os municípios menores não contarem com infra-estrutura como vias pavimentadas, que podem causar impactos ambientais.
Impactos financeiros - Além dos danos ambientais, os prejuízos econômicos por causa de problemas como desmatamento, assoreamento e acúmulo de resíduos tóxicos já afetam 35,7% dos municípios brasileiros, ou 1.987 deles.
As atividades que mais sofrem perdas financeiras são a pesca (em 39,1% dos municípios), a agricultura (22%) e a pecuária (21,4%). Elas são atingidas, principalmente, pela poluição das águas e, no caso das duas últimas, pela erosão do solo, segundo os pesquisadores.
No Norte, mais da metade dos municípios (52,6%) sofrem impactos econômicos causados por danos ambientais. O menor índice é o do Sudeste (25,8%).
Os resultados mostram que, apesar de mobilizarem a máquina pública para a área, as prefeituras ainda não conseguem resolver seus problemas ambientais. A pesquisa conclui que, para impedir que suas economias sejam afetadas, os municípios devem ter "algum tipo de estrutura ambiental", presente em 77,8%. Mas também ter outros tipos de ação, como recursos específicos e conselhos para a área. No primeiro caso, apenas 37,4% dos municípios reservam verbas próprias para o meio ambiente. Já os municípios que contam com um conselho municipal, além de um órgão como uma secretaria de meio ambiente e também de recursos próprios são 18,7% do total.
A Pesquisa de Informações Básicas Municipais do IBGE foi feita com dados coletados em todos os 5.564 municípios brasileiros durante o primeiro semestre de 2008, segundo o instituto.

Nenhum comentário:

Postar um comentário